"O problema reside na natureza da comunicação humana. Pensamo-la como um produto do espírito, mas é feita com corpos: movimentos faciais, tons de voz, movimentos corporais, gestos de mãos (...). Na internet, o espírito está presente, mas o corpo está ausente" (J.L. Locke, 2000 citado por Giddens, 2004, p.101)

sábado, 20 de abril de 2013

Software Social





Software Social





Resumo:

A interação de pessoas através do computador é elemento essencial, em Software Social.
Boyd (em Owen, et al.,2006) especifica três tipos de suporte de interação:

- Convencional: usam mensagens instântaneas em tempo real, em trabalho colaborativo de modo assíncrono, por ex: blogs;

- Feedback social: um dado grupo avalia a contribuição de outos.

- Redes Sociais: criam-se e gerem-se relações pessoais dos participantes.

O software social veio criar alterações na sociedade, originando comportamentos interpessoais mais sociais. As pessoas, embora, continuem fisicamente isoladas, comunicam virtualmente, dando assim lugar a uma maior interação.

O software social, vei-o alterar o modo de aprendizagem, visto estimular uma aprendizagem colaborativa, baseada na participação voluntária e democrática, contribuindo, não para um sucesso individual mas sim do grupo.

Anderson (2005) alerta ainda para o software social como um potencial meio de suporte para reuniões e encontros e como um meio de construção de uma comunidade através de vária atividades como por exemplo, construção de blogs, wikis, gestão de portfólios , discussão e partilha de ficheiros de grupos e capacidades de pesquisa.

Dvorak (2006), crítico deste tipo de software, chama-o de "uma completa perda de tempo", e, em sequência desse reconhecimento, a Universidade de Nova Iorque veio dar apoio a jovens caloiros com o intuito de os ajudar a relacionarem-se cara a cara , vistos estes estarem habituados a relacionamentios virtuais.

Há ainda os defensores de que o valor de uma rede social é definida não apenas por quem participa, mas também por quem é excluido dela. Costa(2007) diz  "as pessoas querem confraternizar com os poucos escolhidos e não serem inundados com emails de spam de amigos aleatórios".

Por fim, relata-se o facto de este tipo de ambiente virtual ser de pouca duração.


Comentário:

A escolha deste tema deve-se ao facto de o achar importante para a progressão das relações entre pessoas e grupos. O uso de software social estímulou muito, a minha aprendizagem, usando e partilhando os conhecimentos prévios e os adquiridos nesta nova forma de ensino, com recurso a ferramentas de interação, como por exemplo os foruns, praticamente desconhecidas por mim até ao meu ingresso nesta nova caminhada. Foi uma porta que se abriu à comunicação interpessoal.


Bibliografia:

Patrick Fahy (2008) - As Caraterísticas dos Meios de Aprendizagem Interativa Online, acessível na Plataforma Moodle da Universidade Aberta na Uc - Educação e Internet a 18 de Abril de 2013, em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/file.php/73022/matriz_uc_2013/As_Caracteristicas_dos_Meios_de_Aprendizagem_Interactiva_Online.pdf

 Imagem:

http://viblogando.files.wordpress.com/2012/02/bonecos-quebra-cabeca.jpeg

Sem comentários:

Enviar um comentário